Quem são as Irmãs Guadalupanas de La Salle?
O Instituto das Irmãs Guadalupanas de La Salle deve sua origem à intuição e ao zelo apostólico do Irmão Juan Fromental Cayroche, FSC. Por volta de 1944, depois de uns vinte anos de dedicação apostólica na Arquidiocese do México, ele percebeu a necessidade de criar um Instituto feminino que pudesse colaborar com os Irmãos em sua missão educativa: educar meninos, meninas e jovens de maneira humana e cristã. Colocado sob o patrocínio de Nossa Senhora de Guadalupe, esse Instituto teria São João Batista de La Salle como inspiração e guia.
O Irmão Juan Fromental Cayroche, ao fundar as Irmãs, deu como herança o carisma lassalista; pôs em marcha um projeto, o que o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs viveu, traduziu-o para o contexto feminino; em uma sociedade e em um tempo concreto, onde as Irmãs, em diferentes funções, realizariam "Juntas e por Associação" a missão eclesial única do Instituto, "cada uma das Irmãs exerce seu apostolado como membro de uma comunidade pela qual se sente reconhecida, apoiada e enviada" (R.14).
O objetivo desse Instituto é oferecer uma educação humana e cristã para crianças e jovens, especialmente os mais pobres (R. 13).